Estudos
Estagio
A pesquisa arqueológica no âmbito da UFG, com a interveniência do Museu Antropológico, foi iniciada em 1975 resultante de convênio firmado entre a UFG e a USP para a execução do Projeto Anhangüera de Arqueologia de Goiás – UFG / USP. O LABARQ representa hoje a continuidade deste projeto de pesquisa. Atividades intrinsicamente ligadas à formação de equipe de pesquisadores, continuam sendo realizadas. Têm como propósito cobrir lacunas existentes na Arqueologia Brasileira, especificamente no estado de Goiás, cujo acervo arqueológico é muito representativo. Estágios acadêmicos – bolsas-estágio, iniciação científica e aperfeiçoamento –, encaminhamentos para cursos de pós-graduação em arqueologia ou áreas aplicadas à arqueologia (mestrado e doutorado), são procedimentos contemplados em todos os projetos elaborados e executados em parcerias estabelecidas.
Pós-Graduação
O aperfeiçoamento científico decorre da transformação das experiências originadas dos estudos, das pesquisas de campo e laboratório em projetos acadêmicos executados mediante a orientação em cursos de pós-graduação. Da criação do LABARQ, em 1995, destacam:
• MARTINS, D.C.. Arqueologia da Serra da Mesa: Planejamento, Gestão e Resultados de um Projeto de Salvamento Arqueológico. Tese apresentada para obtenção do título de Doutor no Curso de Doutorado em Arqueologia do Programa Interdepartamental de Pós-Graduação em Arqueologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999, 286p., sob a orientação do Prof. Dr. José Luíz de Morais.
• SOUZA, M. de L.. Arqueologia Histórica Aplicada ao Reconhecimento de uma Fazenda Colonial Século XVIII. Dissertação apresentada para obtenção do título de Mestre no curso de Pós-Graduação do Programa Interdepartamental de Pós-Graduação em Arqueologia, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 1997, 195 p. sob a orientação da Profª Dra. Margarida Davina Andreatta.
• SOUZA, M. de L.. Colonização: análise histórica e arqueológica de sítios pré-coloniais e coloniais na Bacia Alto Tocantins – GO. Projeto para obtenção do título de Doutor, no Curso de Pós-Graduação do Programa Interdepartamental de Pós-Graduação em Arqueologia, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999, sob a orientação da Profª Dra. Margarida Davina Andreatta.
• NAZARENO, N. R. X.. SIG-Arqueologia: Aplicação em Pesquisa de Arqueologia. Projeto para obtenção do título de Doutor, no Curso de Pós-Graduação do Programa Interdepartamental de Pós-Graduação em Arqueologia, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000, sob a orientação do Prof. Dr. José Luiz de Morais.
• PONTIN, R. de L.. Uma Análise Espacial de Sítios Arqueológicos do Norte Goiano. Projeto para obtenção do título de Mestre, no Curso de Pós-Graduação do Programa Interdepartamental de Pós-Graduação em Arqueologia, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001, sob a orientação da Profa. Dra. Marisa Coutinho Afonso.
• FERNANDES, T.S.. Diferenças e Semelhanças Tecnotipológicas de testemunhas de Quatro Sítios Arqueológicos Goianos: Estudo Comparativo. Bolsista PIBIC/CNPq. Laboratório de Arqueologia/MA – Departamento de Ciências Sociais/Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia/UFG. 2000/2001, sob a orientação da Profa. Dra. Dilamar Candida Martins.
Publicações Científicas
As publicações científicas referem-se aos produtos, destinados à coletividade ou a um público-alvo – segmentos sociais aos quais foram dirigidas as mensagens educativo-patrimoniais relativas aos estudos e às pesquisas arqueológicas locais.
01–MARTINS, D. C. e BURJACK, M. I. Projeto de Salvamento Arqueológico Pré-Histórico da Usina Hidrelétrica de Serra da Mesa PA-SALV-SM. Goiânia: Museu Antropológico, 1994/1998.
02–MARTINS, D. C. (Coord.). Relatório técnico-científico - maio a agosto/1995 - PA-SALV-SM, Goiânia: Museu Antropológico, 1995, 250 p.
03–MARTINS, D. C. Relatório técnico-científico - setembro a dezembro/1995 – PA-SALV-SM, Goiânia: Museu Antropológico, 1995, 200 p.
04–MARTINS, D. C. PA-SALV-SM: sua vida. Vídeo Científico, Goiânia: Museu Antropológico, 1995: 5'.
05–MARTINS, D. C. Passado antigo: quem, como e onde se estuda. Suplemento de Atividades. Goiânia: Museu Antropológico, 1995.
06–MARTINS, D. C. (Coord.). Relatório técnico-científico / Anual - PA-SALV-SM, Goiânia: Museu Antropológico, 1996, 12 vl.
07–MARTINS, D. C. Relatório técnico-científico IV - Outubro, Goiânia: Museu Antropológico, 1996, 2 vl.
08–MARTINS, D. C. Arqueologia em tempo. Vídeo didático-pedagógico, Goiânia: Museu Antropológico, 1996, 8'.
09–MARTINS, D. C. Preservação arqueológica: Serra da Mesa. Documentário Científico. Goiânia: Museu Antropológico, 1996, 18'.
10–MARTINS, D. C. Preservando o passado: resgate arqueológico da Serra da Mesa. CD-ROM, Goiânia: Museu Antropológico, 1996/1997.
11–MARTINS, D. C. Relatório técnico-científico V, março. Goiânia: Museu Antropológico, 1997, 169 p.
12–MARTINS, D. C. Relatório técnico-científico VI, agosto. Goiânia: Museu Antropológico, 1997, 26 p.
13–MARTINS, D. C. Relatório Conclusivo PA-SALV-SM. Goiânia: Museu Antropológico/UFG, 1998, v. 13, 2601 p.
14–MARTINS, D. C. et. al. Laboratório de Arqueologia. UFG/MA. Goiânia, 1999 (folder).
15–MARTINS, D. C. Projeto de Salvamento Arqueológico Pré-Histórico da Usina Hidrelétrica Serra da Mesa/GO (PA-SALV-SM). In Revista do Museu Antropológico n. 02, 1999.
16–MARTINS, D. C. et. al. Resgate – Boletim Informativo do PA-SALV-CB Ano 1, n. 1. Goiânia, 1999.
17–MARTINS, D. C. Arqueologia da Serra da Mesa: planejamento, gestão e resultados de um projeto de salvamento arqueológico, São Paulo: USP, 1999. Tese (Doutorado em Arqueologia) – Universidade de São Paulo, 1999.
18–MARTINS, D. C. Relatório técnico-científico I do PA-SALV-CB, Goiânia: Museu Antropológico, 1999.
19–MARTINS, D. C. Relatório técnico-científico II do PA-SALV-CB, Goiânia: Museu Antropológico, 1999.
20–MARTINS, D. C. Relatório técnico-científico III do PA-SALV-CB, Goiânia: Museu Antropológico, 2000.
21–MARTINS, D. C. Relatório Anual do PA-SALV-CB. Goiânia: Museu Antropológico/UFG, 2000, 78 p.
22–MARTINS, D. C. Relatório técnico-científico IV do PA-SALV-CB, Goiânia: Museu Antropológico, 2000.
23–MARTINS, D. C. Relatório técnico-científico V do PA-SALV-CB, Goiânia: Museu Antropológico, 2000.
24–MARTINS, D. C. (Coord.) Relatório Conclusivo PA-SALV-CB. Goiânia: Laboratório de Arqueologia/MA/UFG, 2001, 4 v., 621 p.
25–MARTINS, D. C. (Coord.) Relatório Conclusivo PA-SALV-CB. CD ROM. Goiânia: Laboratório de Arqueologia/MA/UFG, 2001.
|