topo.jpg

Arcevo Documental

Arcevo Documental

Reserva Técnica Salas Judite Ivanir Breda:

A Documentação do Laboratório de Arqueologia do Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás contempla a proposta técnica de estruturação e organização dos documentos produzidos em decorrência das pesquisas executadas em campo e laboratório.

O Acervo Documental comporta dois eixos de ação distintos, porém integrados.O primeiro diz respeito à preservação e acessibilidade dos conjuntos documentais. O segundo se refere, aos estudos dos registros arqueológicos produzidos e acumulados no âmbito institucional.

Foram estudadas várias formas de arquivamento. Estabeleceu-se uma indexação sítio a sítio, contendo diferentes tipos de informações: cartográficas, fichas e relatórios. O acervo corrente reúne, também, correspondências emitidas e recebidas, memorandos, convênios, pareceres, relatórios, boletins informativos, entre outros documentos.

Procurou-se manter um padrão na forma de apresentar as informações que referenciam cada arquivo e seus conjuntos documentais, utilizando-se uma identificação prévia (etiquetas) nas caixas, pastas e tubos onde estão armazenados os documentos produzidos.

Os conjuntos documentais que integram o acervo têm sido, por outro lado, objeto de preparo de exposições, vídeo-documentários, catálogos, assim como trabalhos científicos geradores de teses, dissertações e iniciação científica.