topo.jpg

Seminário de Arqueología Prática

Evento

: Museu de Aljustrel

: 14 a 27 de Julho 2007

Vicerrectorado de Extensión Universitaria de la Universidad de Huelva

O Seminário de Arqueología Prática nasce do interesse da Facultad de Humanidades de la Universidad de Huelva e da Câmara Municipal de Aljustrel/Museu Municipal, com a intenção de incorporar novos conhecimentos sobre a Investigação do Património Histórico do Sudoeste da Península Ibérica. Pretende-se transmitir uma visão abrangente do património arqueológico, desde a prática de campo até aos recursos de aproveitamento turístico. A oferta de lugares destina-se a alunos universitários em geral.

Os seus objectivos centram-se no seguinte:

- Que o aluno conheça a riqueza patrimonial do Sudoeste Ibérico em todos os seus aspectos.

- Que sirva de foro de debate sobre outras experiências na Andaluzia (Espanha) e no sul de Portugal, em que o património se converteu em factor de dinamização económica de áreas rurais com baixos níveis de industrialização.

- Oferecer aos organismos que tutelam o património cultural, pautas de actuação e linhas orientadoras para a dinamização do Património como eixo do Turismo Cultural.

- Favorecer a comunicação entre todos os agentes económicos implicados no desenvolvimento da região, oferecendo-lhes orientações para um aproveitamento integral do Património em consonância com a conservação dos seus valores históricos e naturais.

A assistência às sessões teóricas é obrigatória.

As classificações do Seminário terão em conta o nível de aproveitamento conjunto nas sessões práticas e de assistência às sessões teóricas. O aluno que assim o desejar poderá entregar um trabalho sobre os temas relacionados com o Seminário. Estes trabalhos terão um tamanho máximo de 15 folhas A4. Os alunos que pretendam obter a classificação máxima terão que realizar este trabalho obrigatoriamente. A nota global final será o resultado da combinação do aproveitamento do trabalho teórico e do trabalho de campo. No final as entidades promotoras tornarão públicas as notas em cada uma das Universidades de proveniência dos alunos.