Weby shortcut
topo.jpg

Divulgação

Atualizado em 19/11/14 09:23.

Divulgação

O processo de divulgação é um dispositivo por meio do qual o pesquisador permanece em contato com a sociedade, numa relação estreita entre a realidade pesquisada e a sua divulgação pública, à medida que o Museu é um espaço, com seus limites de veiculação, produção e divulgação de conhecimentos, não se caracterizando como escola.

Vídeos Documentários

O material produzido em Vídeo, Radiodrama, Documentário Científico e CD-ROM reúne informações básicas conceituais sobre a temática arqueológica, com enfoque especial na modalidade da arqueologia de salvamento. É dirigido em primeiro lugar, a professores de diversas disciplinas que atuem no ensino fundamental, médio e superior (graduação), aos estudantes e às pessoas que, de alguma forma, se identifiquem com a temática explorada.

• PA-SALV-SM: Sua Vida
O vídeo documentário com duração de 6 minutos registra a história do Projeto de Salvamento Arqueológico Pré-Histórico da Usina Hidrelétrica Serra da Mesa, da sua implantação em espaço provisório do Museu, até a construção do edifício-sede do Laboratório de Arqueologia do Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás. Inaugurado em dezembro de 1995, sua construção decorre da parceria estabelecida entre Furnas Centrais Elétricas S.A. e a UFG (1995/1998).

• Arqueologia em Tempo
Arqueologia em Tempo é um vídeo ficção dirigido aos alunos da 2ª fase do ensino fundamental. Com duração de 8 minutos, fornece suporte para a compreensão de diferentes conceitos arqueológicos e motiva o público a se aproximar da temática. É parte integrante do subprojeto Museu/Educação: uma proposta de prática pedagógica da arqueologia no ensino fundamental. Trata-se de exposição itinerante, desenvolvida em 1995, que percorreu escolas da Capital e do interior do estado de Goiás e foi divulgada em eventos locais e regionais.
A gravação do radiodrama deste vídeo em fita K-7 aumenta a sua divulgação e atinge um público mais abrangente.

• Preservação Arqueológica: Serra da Mesa
Realizado em 1996, o vídeo destina-se ao público estudantil – ensino médio e superior – e aos professores. É um documentário científico, com duração de 18 minutos que demonstra o processo do registro e do resgate da cultura material de populações extintas, que tiveram como cenário a região de Serra da Mesa, norte do estado de Goiás, Brasil.

• Arqueologia da Serra da Mesa: planejamento, gestão e resultados de um projeto de salvamento arqueológico
Documentário científico com duração de 5 minutos. Retrata trabalho acadêmico (Tese Doutorado em Arqueologia) defendido na Universidade de São Paulo, 1999 (D.C.Martins).

Cd-Rom

• Preservando o Passado: Resgate Arqueológico da Serra da Mesa
Produto destinado à divulgação da pesquisa arqueológica. O CD-ROM propicia a integração do saber produzido, otimizando o produto final para a atualização de educadores na área de informática pedagógica. Finalizado em 1997, sua divulgação vem sendo feita em eventos científicos locais, regionais e nacional.

• Arqueologia de Cana Brava:Resultados de um Projeto de Salvamento
Esse CD ROM é o resultado de dois anos de pesquisa arqueológica executada na região da UHE Cana Brava, norte do estado de Goiás, Brasil. A arqueologia de salvamento, prevista na legislação brasileira, tem como objetivo a salvaguarda do patrimônio arqueológico, registrando e estudando os vestígios das ocupações do homem do passado, antes que ocorram as alterações ambientais e, conseqüentemente, patrimoniais. Foi executado em 2001.

Mostras, Painéis, Álbuns e Exposições

As mostras, painéis, álbuns e exposições são instrumentos eficazes na sensibilização de alunos e professores sobre questões patrimoniais, altamente relevantes para a preservação dos bens culturais. Objetivam atingir os níveis de ensino fundamental, médio e superior. Propiciam a aproximação do público escolar para com o fato observado.

• Museu/Educação: Uma proposta de Prática Pedagógica da Arqueologia no Ensino Fundamental
Mostra itinerante implementada de agosto a dezembro de 1996. Concretizou a devolução social ampla dos conhecimentos gerados. Foi apresentada no Colégio Estadual José de Assis; Museu Antropológico e Colégio Estadual Polivalente Modelo de Goiânia.


• Divulgação da Pesquisa de Salvamento Arqueológico Pré-Histórico da UHE Serra da Mesa-GO
Mostra itinerante destinada a um público, constituído por profissionais do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Goiás (SINTEGO), profissionais liberais, professores e estudantes de faculdades estaduais. Abordou procedimentos operacionais adotados na investigação da pesquisa e a relevância da cultura material recuperada, enquanto elemento concreto de uma cultura extinta. Foi apresentada em Stand da UFG na Primeira Mostra de Ciência e Tecnologia de Goiás, no Centro de Cultura e Convenções; no Palácio Maçônico Nasseri Gabriel, no Centro Cultural José Reinaldo de Melo; na Faculdade Estadual Celso Inocêncio de Oliveira, em Pires do Rio/GO; na Escola Técnica Federal de Goiás; na Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia/UFG, na 5ª Semana de Ciências Sociais; na Escola Municipal Pedro Xavier Teixeira.

• A fotografia como suporte documental
Exposição apresentada no Simpósio sobre Política Nacional do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural, ocorrido em Goiânia em 1996.

• O DCS mostra a sua cara — a produção dos professores do Departamento de Ciências Sociais.
Painel divulgado na V Semana de Ciências Sociais/UFG,em 1996.

• A Pesquisa interdisciplinar do Museu Antropológico com enfoque especial ao Projeto de Salvamento Arqueológico Pré-Histórico da UHE de Serra da Mesa.
Exposição elaborada para a 1ª Mostra de Ciência e Tecnologia de Goiás, demonstrada no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia, em 1996.

• A Arqueologia e a interdisciplinaridade.
Mostra de divulgação exposta no 4º Congresso Estadual do SINTEGO realizado em Anápolis/GO, em1997.

• A democratização da pesquisa arqueológica através de exposições.
Processo de divulgação da pesquisa arqueológica apresentado no 10º Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Federais e Particulares do Brasil ocorrido em Goiânia, em 1997.

Workshop, Palestra e Simpósio

Workshop:
A questão ambiental associada à Usina Hidrelétrica Serra da Mesa. Goiânia, 1996.

Serra da Mesa-Energia Elétrica. Goiânia, 1997

I Workshop Sócio-ambiental da UHE Cana Brava. Goiânia, 2000.

II Workshop Sócio-ambiental da UHE Cana Brava. Goiânia, 2001.

Simpósio:
Política Nacional do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural. O resgate dos bens arqueológicos pré-históricos em áreas de implantação de empreendimentos hidrelétricos. Goiânia, 1996.

IX Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB). Rio de Janeiro, 1997.

A Arqueologia em meio empresarial. Goiânia, 2000.

XI Congresso da Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB). Rio de Janeiro, 2001.

Palestras
I Seminário de Ciências Sociais em Debate/UFG. Arqueologia de Salvamento no Museu Antropológico. Goiânia, 1999.

8a Semana de Ciências Sociais/UFG. Arqueologia de Salvamento no Museu Antropológico. Goiânia, 2000.

• MATERIAL DIDÁTICO
• Um Passeio pela Nossa História
Texto didático-pedagógico em forma de gibi, complementar à exposição Museu/Escola: Resultados de uma Integração. UFG: Goiânia, 1993.

• Passado antigo: quem, como e onde se estuda.
Suplemento de atividades e texto didático-pedagógico elaborado em forma de gibi. UFG: Goiânia, 1995.

• Arqueologia na Região Centro-Oeste do Brasil.
História de ficção contendo informações científicas e exercícios de fixação, com o objetivo de divulgar os projetos arqueológicos, modalidade salvamento, executados em municípios goianos. UFG: Goiânia, 2002.

 

Listar Todas Voltar